
Hoje domingo (5) entra em vigor o primeiro aumento na passagem do Metrô do Recife, que passou a custar R$ 2,10. Este é o primeiro de uma série de aumentos previstos no reajuste escalonado, autorizado após uma disputa judicial. Na capital pernambucana, o valor sai de R$ 1,60 para, em março de 2020, chegar a R$ 4, valor 150% maior que o original.
A medida impacta diretamente 400 mil passageiros, que são transportados nas três linhas férreas. O sistema de trens urbanos abrange, além do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana.
O reajuste previsto ocorre em seis parcelas. Depois da que vigora neste domingo (5), em 7 de julho, a passagem sobe para R$ 2,60. O terceiro aumento é em 8 de setembro, quando a tarifa sobe para R$ 3. O quarto, em 3 de novembro, chegando a R$ 3,40. O quinto aumento, para R$ 3,70, vigora em 5 de janeiro de 2020 e o sexto e último, em 7 de março do mesmo ano, quando, finalmente, a passagem vai a R$ 4.
Reajuste polêmico
O aumento foi autorizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), no dia 22 de abril, e divulgado na terça-feira (23). O reajuste teve que ser decidido na Justiça por causa de uma ação movida em Minas Gerais. Além do Recife, houve aumento em Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Natal (RN).
Situação financeira
De acordo com o diretor de Planejamento e Relações Institucionais da CBTU, Pedro Cunto, os custos de operação da companhia na capital pernambucana são de R$ 541 milhões. Ele diz que esse valor é superior ao que é arrecadado na cidade, que fica em torno de R$ 70 milhões. Com o aumento, a arrecadação chega a R$ 140 milhões, ainda abaixo do necessário para custear a operação.
Cunto afirma que a operação da CBTU no Recife está ameaçada por causa de cortes na verba destinada ao sistema pelo governo federal. O superintendente da CBTU Recife, Leonardo Villar Beltrão, afirma que, dos 40 trens que a companhia tem no sistema ferroviário da capital, 13 estão sem funcionar.
Fonte:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário