quinta-feira, 22 de março de 2018

Crise no sistema elétrico,apagão’ deixa 70 milhões de pessoas sem luz em diversas regiões do Brasil

Falha no fornecimento de energia afetou quase todos os municípios dos estados do Nordeste e de quatro estados da região Norte
Falha no fornecimento de energia afetou quase todos os municípios dos estados do Nordeste e de quatro estados da região Norte
O Operador Nacional do Sistema Elétrico vai apurar as responsabilidades do apagão que atingiu 13 Estados do Norte e Nordeste e afetou mais de 70 milhões de pessoas.
O problema começou às 15h48 ontem quarta-feira (21) e afetou quase todos os municípios dos 9 Estados do Nordeste e de quatro Estados da região Norte – só o Acre, Rondônia e Roraima não tiveram queda de energia.
Na maior parte das cidades o fornecimento foi interrompido por pouco mais de duas horas, mas, no final da noite, o blecaute persistia em algumas regiões.
No Sul, Sudeste e em Brasília a queda de energia durou de três a vinte minutos, sem muitos transtornos.
Em Recife e Salvador estações de trem e metrô foram fechadas por cerca de quatro horas. Na capital baiana, 15 trens estavam em movimento e dois deles pararam no meio dos túneis, obrigando os passageiros a descer a andar pelos trilhos.
O famoso Elevador Lacerda, ponto turístico da capital baiana, fechou as portas; caixas eletrônicos também pararam de funcionar. Ruas e avenidas tiveram quase 200 quilômetros de congestionamento em Salvador, mas o número não é preciso, porque radares e medidores de fluxo não funcionaram.
Os semáforos da cidade e também de Aracaju, Recife, Maceió, São Luís e Fortaleza ficaram apagados.
O Aeroporto Internacional de Salvador ficou 20 minutos sem energia até que o gerador entrasse em operação. O check-in das companhias aéreas foi interrompido durante esse período, mas não houve atraso nem cancelamento de  voos.
Em Manaus, dois voos foram cancelados. Faltou água em Maceió, Manaus, e em todo o estado da Paraíba. Pedágios, unidades de saúde e shoppings foram mantidos com gerador.
Em João Pessoa, O gerador do Hospital de Emergência e Trauma  teve uma sobrecarga após o apagão e sem ar-condicionado, alguns pacientes foram colocados no pátio por causa do calor. Alunos da Universidade Federal de Alagoas fizeram prova com a lanterna dos celulares. Em outras universidade das regiões Norte e Nordeste as aulas foram suspensas à noite.
No Pólo Petroquímico de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, os 20 mil funcionários foram liberados, mas o prejuízo ainda não foi estimado.
Os serviços de telefonia fixa e celular foram interrompidos ou deixaram de completar as ligações na maior parte das cidades atingidas. A Anatel confirma as interrupções nas redes de telefonia, mas não soube informar a duração da falha nem o número de consumidores afetados.

Fonte: BandNews FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário