segunda-feira, 19 de março de 2018

Comunidades católica celebra dia do São José

São José é celebrado pelas comunidades católica
A comunidade católica celebra nesta segunda-feira (19) o dia de São José. Pai adotivo de Jesus e patrono universal da Igreja, São José também é padroeiro dos agricultores. Por isso, é muito cultuado no Nordeste e receberá uma série de homenagens. Reza a tradição que, se chover na data, a colheita será farta.
HISTÓRIA

Foi o papa Pio IX quem nomeou São José padroeiro universal da Igreja em 8 de dezembro de 1870. Sucessivos pontífices instituíram o 1º de maio como de homenagem, graças ao seu ofício de artesão. Também foi escolhido como padroeiro da boa morte. Muito antes, no século 9, o escritor irlandês Felire de Oengus já celebrava o santo. Em 1479, a festa de São José passou a aparecer no calendário romano em 19 de março.
A devoção também foi encabeçada por São Francisco de Assis e Santa Teresa d’Ávila. Em 1889, o papa Leão XIII o elevou como próximo da Virgem Maria e o papa Bento XV o declarou patrono da justiça social. Segundo as escrituras, José teve Maria por esposa, da qual, por virtude do Espírito Santo, nasceu Jesus.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário