terça-feira, 24 de maio de 2016

Integrantes de movimentos culturais participam na ocupação do Ministério da Cultura em PE .

Apesar do anúncio do retorno do Ministério da Cultura (MinC), a sede da instituição no Recife continua ocupada por manifestantes desde ontem segunda-feira (23). Após ocuparem o prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde o dia 17 de maio, os integrantes de movimentos culturais que participam da ocupação mudaram o local da manifestação, que também acontece em outros estados brasileiros, na tarde da sexta-feira (19) para o endereço situado na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, área central da cidade, onde funciona o escritório da Fundação Nacional das Artes (Funarte).

A programação do movimento, intitulado Ocupa Minc PE, nesta segunda-feira foi iniciada com a realização de uma oficina de expressão corporal, no começo da tarde. Para as 18h, está prevista uma reunião que tem o audiovisual como tema. Já a Assembleia Geral da ocupação tem início às 19h30 no local. Durante o final de semana, a manifestação realizou atividades como contação de história, leitura de manifesto, performances, jam session e exibição de filme no cineclube.
“A resistência não para! Seguimos com toda força!”, informa a página da manifestação em uma rede social. O G1 entrou em contato com os organizadores da ocupação, que se negaram a passar informações para a equipe de reportagem.

Na quinta-feira (19), o movimento Ocupa Minc PE divulgou uma nota em que afirma ser suprapartidário e autônomo. No documento, o grupo também ressalta que a resistência é aberta, coletiva e pretende agir em função da transformação social e que direitos não são negociáveis. Ainda no texto, a organização da manifestação afirma não reconhecer como legítimo o atual governo federal,  e explica que a ocupação irá continuar até que "um governo legítimo seja restabelecido".
Ocupação no Iphan
A decisão do presidente interino Michel Temer de extinguir o MinC e incorporá-lo ao Ministério da Educação (MEC) levou manifestantes a ocuparem a sede do Iphan em Pernambuco, localizada no bairro da Soledade, no Centro do Recife. A ocupação teve início às 18h da terça-feira (17), quando integrantes de movimentos culturais e representantes da classe artística pernambucana ocuparam a sala onde funcionava o escritório local do Ministério da Cultura.

No local, os manifestantes estenderam uma faixa no chão com a mensagem "Artistas pela Democracia" e realizaram atividades culturais, como rodas de música, poesia e oficinas de cartazes. A programação da ocupação, que ficou no local até a sexta-feira (19), também incluiu exibições de filmes através de um cineclube e apresentações musicais.
Fonte G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário