domingo, 13 de março de 2016

Grande Recife-PE,operação do Ibama coíbe comércio e apreende 10 mil caranguejos nos litorais norte e sul.

A Operação Uçá, deflagrada neste fim de semana pelo Ibama para coibir a coleta, comércio e transporte ilegais de caranguejos-uçá durante o período reprodutivo, autuou dois estabelecimentos que ofereciam caranguejos para consumo e apreendeu cerca de 10 mil caranguejos e guaiamuns vivos em dois dias de trabalho. Na madrugada de sexta-feira dia (11) e durante a manhã de ontem sábado dia (12), equipes do instituto realizaram fiscalizações simultâneas no Recife e em municípios dos litorais Norte e Sul. 

Com o apoio da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) da Polícia Militar de Pernambuco e da Brigada Ambiental do Cabo de Santo Agostinho, os agentes fiscalizaram o Mercado do Cabo, considerado um dos principais pontos de distribuição de crustáceos para a Região Metropolitana do Recife. Outra barreira foi montada no posto da Polícia Rodoviária Estadual, na PE-60, próximo a entrada da Praia de Gaibu. No local, os agentes flagraram uma Kombi em situação ilegal com mais de 5 mil animais. Sete pessoas estavam no veículo. Os agentes do Ibama realizaram a soltura dos crustáceos em manguezais do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Goiana. 

Até então, a Operação Uçá apreendeu mais de 10 mil caranguejos e guaiamuns, um veículo e três pássaros silvestres encontrados em cativeiro. Foram autuadas 22 pessoas, totalizando R$ 26,4 mil em multas. Apenas uma pessoa foi conduzida para a Delegacia de Plantão de Porto de Galinhas, por desobediência, resistência e crime ambiental.
Fonte;DP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário