terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Em Recife-PE é montado por estudantes O Primeiro robô humanoide .

Veja O primeiro robô humanoide -- com formas de gente -- feito no Recife foi apresentado ontem  segunda-feira (21). A iniciativa é do Projeto Humanoide Recife e conta inicialmente com 120 estudantes da Rede Municipal de
Ensino do Recife e mais as produções da rede estadual e de escolas particulares, em uma troca de ideias e desenvolvimento colaborativo.
Esse primeiro protótipo tem 85 cm e, na versão atual, ainda não anda, apenas dá tchau. De acordo com o secretário Executivo de Tecnologia e criador do projeto, professor Francisco Luiz dos Santos, a ideia é que o robô possa, no futuro, possuir um nariz e um ouvido.
"O nariz vai ser usado inicialmente para detectar se uma comida está estragada ou não, por exemplo. Já o ouvido vai ter capacidade mais avançada que o ouvido humano, podendo detectar ultrassons e intrassons. A previsão é para daqui a pelo menos um ano", afirma o secretário.
"A gente quer que o Recife construa os seus próprios robôs humanoides e partimos para preparar as crianças nas escolas para que a meta seja de, no mínimo, um humanoide por ano", complementa Francisco. Em breve, robô também vai possuir uma tela com olhos, para demonstrar suas emoções.
O projeto foi desenvolvido em colaboração com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e tem peças produzidas pelo Porto Digital, Cesar, FabLab e CRC Marista.
Projeto foi apresentado no Centro de Formação Professor Paulo Freire, que fica no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife.
Fonte;G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário