A partir de ações educativas, o Recife utilizará metodologias artísticas e lúdicas para combater o crack. Nesta quinta, a secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD), Aline Mariano, e o prefeito Geraldo Julio lançaram o edital Recife Previne. A ação consiste na implantação de três serviços do eixo de prevenção às drogas: Recife Previne - unidades móveis, Usina Cultural e Formação Comunitária (Foco), o último está ativo há mais de seis meses e conta com 1.030 agentes multiplicadores.
O Recife Previne é um serviço itinerante. Será realizado em seis unidades móveis distribuídas nas 6 regiões políticas administrativas (RPA's). Será voltado a ações efetivas de prevenção ao uso ou abuso do crack e outras drogas e utilizará metodologias lúdicas para contribuir com a promoção dos direitos humanos. "Iremos estar nas escolas, nos equipamentos públicos e privados, mas é mais importante ainda estarmos nas áreas de difícil acesso, fortalecendo talentos e habilidades", disse Aline Mariano.
O segundo eixo é o Usina Cultural, que tem o objetivo de formar adolescente e jovens de 12 a 29 anos de idade, vivenciando problemas relacionados ao uso de drogas na perspectiva da redução de danos. O Usina também está sendo executado em parceria com ONGs coletivos e universidades. O Formação Comunitária visa formar agentes multiplicadores nas seis regiões administrativas da capital para sensibilizar e conscientizar pessoas quanto aos riscos e agravos decorrentes das drogas, garantindo a prioridade para a convivência familiar, social e comunitária.
Com o lançamento do edital, o Foco, que já vem sendo exercido nas comunidades e este ano habilitou 1.030 multiplicadores, deverá duplicar esse número a cada semestre para ministrar as formações e adquirir material personalizado. "Eles estão ligados diretamente ao seu território, nas áreas onde eles moram e são certificados assim como nas instituições", contou Aline Mariano. Cada curso é realizado em três módulos, contemplando as seguintes temáticas: aspectos gerais das drogas, prevenção às drogas e outros cuidados e redução de danos e riscos, território e rede.
"O eixo de prevenção tem muito a comemorar porque nós teremos todas as modalidades, cultura, arte e esportes. Para nós que já vínhamos colocando em prática o Usina e o Foco, com esse apoio agora dos oficineiros e de muitos parceiros iremos aumentar o número de agentes multiplicadores, de redutores de danos e pessoas que vieram somar nessa política que precisa melhorar os índices no país inteiro", completou.
Fonte:DP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário