sábado, 1 de dezembro de 2012

Surubim terá Núcleo do Orquestrando Pernambuco em 2013

Trinta jovens que participam do projeto Orquestrando Pernambuco, promovido pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM), receberam o certificado de conclusão na tarde desta sexta-feira (30). Criado em 2007, o programa oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes de comunidades em situação de vulnerabilidade social, que nunca tiveram a chance de aprender a tocar um instrumento.
Esta tarde os jovens concluintes puderam mostrar os seus talentos em uma apresentação musical aberta ao público, no auditório do CPM, no bairro de Santo Amaro, área Central do Recife. No repertório, composições de Bach, Schumann e Beethoven. Esta foi uma forma de comemorar o recebimento do certificado do programa, que oferece o ensino teórico e prático das cordas friccionadas, que envolve violino, violoncelo e viola.
Entre os alunos, estava Jefferson Carlos da Silva, 13 anos. Ele faz parte do núcleo localizado na Organização de Auxílio Fraterno (OAF), no bairro dos Coelhos, no Centro do Recife. "Para mim, aprender a ler partitura foi a parte mais fácil. Manusear o violino que foi um pouco mais difícil", comentou. O garoto, que já passa seu conhecimento musical aos amigos, deseja se tornar professor de violino.
De acordo com o gestor geral do CPM, Sidor Hulak, o aprendizado da música repercute em todas as atividades de uma pessoa. "Passa-se a ter mais disciplina, raciocínio lógico e cognição, por exemplo. No caso dos adolescentes, influencia diretamente no aprendizado das disciplinas tradicionais, como matemática e história", explicou.
Em 2012, o Orquestrando Pernambuco ganhou uma unidade na comunidade do Alto do Céu, no Recife. Para 2013, está prevista a abertura de um núcleo na Associação Cultural Capiba, no município de Surubim. As aulas acontecem duas vezes por semana, nos núcleos montados especialmente para os encontros, onde são ministradas também as disciplinas de teoria musical e solfejo.
Fonte: WELLINGTON SILVA, da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário