No Dia da Bandeira, historiadores defendem maior discussão dos símbolos nacionais
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No ensino fundamental, são obrigatórias as aulassobre os símbolos nacionais, mas os historiadores defendem a ampliação da discussão sobre otema. Eles sugerem que assuntos relativo aos símbolos – a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, asArmas Nacionais e o Selo Nacional –, como as razões que os motivaram, sejam aprofundados.
O coordenador do Departamento de História do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), professor Deudedith Rocha Júnior, disse à Agência Brasil que é essencial ensinar aos estudantesnão apenas os aspectos visuais, técnicos e simbólicos, mas, sobretudo, o que representam ossímbolos e porque são importantes.
“Os símbolos nacionais representam um marco da identidade brasileira. Cada um tem seusignificado e importância. A Bandeira Nacional, por exemplo, passou por várias etapas para chegarà atual. O sentido de nação está diretamente ligado aos símbolos, mas também é importanteobservar que as mudanças na sociedade fazem com que eles sejam redesenhados”, explicou ohistoriador.
Em Brasília, a principal cerimônia envolvendo o assunto é a da troca da Bandeira Nacional, queocorre a cada primeiro domingo do mês. No próximo dia 2, às 9h, a Marinha será responsável pelasolenidade, pois há um sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o governo do Distrito Federalna coordenação do evento. No dia da cerimônia, a Bandeira Nacional é hasteada no mastro daPraça dos Três Poderes. Com 280 metros quadrados, a bandeira é a maior do país.
Agência Brasil
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