Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, na quarta-feira (20), a sétima morte de paciente com o vírus da influenza em Pernambuco, em 2018. O boletim epidemiológico divulgado pela SES abrange os casos registrados de janeiro de 2018 até o dia 9 de junho. A morte mais recentemente confirmada foi de uma idosa de 90 anos que morava em Goiana, e foi contaminada pelo vírus H3N2.
Além da idosa de 90 anos, Pernambuco havia confirmado, anteriormente, outro caso de morte de paciente com H3N2 e outros cinco com o vírus H1N1.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a idosa deu entrada numa unidade de saúde do município, no dia 17 de abril, com sintomas da síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A mulher faleceu três dias depois, no dia 21 do mesmo mês. O resultado laboratorial deu positivo para influenza A (H3N2).
Mortes com a influenza
No dia 16 de maio, o estado havia confirmado outras três mortes associadas à influenza, sendo dois casos de H1N1 e outro, de H3N2. Um deles foi de um bebê com um mês de vida, que faleceu no dia 13 de abril, em Carpina, na Zona da Mata Norte.
O outro caso foi o de uma adolescente de 17 anos, que morreu no dia 18 de abril, em Camaragibe. A primeira pessoa a morrer com o vírus H3N2, em 2018, foi uma garota de nove anos, que faleceu em 24 de março, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.
A terceira morte a ser confirmada foi a de um homem de 41 anos que morreu em Palmares, na Zona da Mata Sul, no dia 2 de abril, e teve resultado positivo para H1N1.
O segundo falecimento de paciente com H1N1 foi o de uma idosa de 74 anos que morreu em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O primeiro óbito, confirmado no fim de abril, foi de um homem de 45 anos no bairro dos Coelhos, no Recife.
Vacinação
A campanha de vacinação contra a Influenza, em Pernambuco, acontece até a sexta-feira (22). A data de encerramento, que seria no dia 15, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde, devido à baixa adesão. No Recife, a ação ocorre até a segunda-feira (25) devido ao ponto facultativo decretado no município por causa do jogo entre Brasil e Costa Rica na Copa do Mundo.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário