quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017
Em Pernambuco motoristas de ônibus podem parar no carnaval caso não haja segurança reforçada.
Os motoristas e cobradores de ônibus de Pernambuco podem paralisar as atividades durante o carnaval caso não sejam tomadas medidas de reforço à segurança de trabalhadores e usuários. A decisão, no entanto, terá que ser votada em assembleia a ser realizada na semana que antecede a festa, caso o governo do estado não sinalize com medidas de combate à violência a serem adotadas.
"Estamos aguardando o posicionamento do governo para mostrar o esquema de segurança no carnaval. Enviamos um ofício no dia 27 de janeiro e esperamos a resposta. Caso isso não ocorra, podemos definir uma paralisação baseada no direito de recusa do trabalhador diante dos riscos à sua integridade fisica, prevista no artigo sete da Constituição Federal e na CLT. É preciso tomar
medidas de segurança, reforçar o policiamenbto nas ruas e nos focos do carnaval por onde passam os coletivos. No domingo retrasado, uma cobradora foi apedrejada quando o ônibus passava por uma prévia em Olinda", explicou Benilson Custódio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Estado de Pernambuco.
A violência no transporte coletivo, no entanto, não acontece apenas no carnaval. Antes dos meados do mês de fevereiro, Pernambuco já soma 149 assaltos a ônibus no mês. Desde a manhã da segunda-feira passada, dez casos já foram registrados no estado. A contagem, realizada pelo sindicato, assusta ainda mais quando somamos as ocorrências desde janeiro. Chega a quase 500 o número de assaltos a coletivos, seus passageiros e trabalhadores. O número exato: 494 casos.
"Em relação ao ano passado, sem sombra de dúvidas 2017 extrapolou tudo. Em 2016 foram 175 assaltos a ônibus em janeiro contra 345 este ano, um aumento de 97,2%. Todo o mês de fevereiro do ano passado somou 75 casos em 2017, enquanto até o dia 13 já temos quase o dobro", analisou Genildo Pereira, assistente de comunicação do sindicato.
No dia nove de fevereiro passado, a PE-05, no bairro da Caxangá, foi palco de mais uma tragédia protagonizada pelos constantes assaltos a ônibus registrados na Região Metropolitana do Recife (RMR). Durante a investida de dois criminosos, um policial militar à paisana reagiu. Na troca de tiros, os suspeitos e um passageiro foram baleados. José Charles Vicente de Lima, o usuário, foi atingido no pescoço e morreu no Hospital da Restauração, no bairro do Derby. Um dos assaltantes, mesmo baleado, tentou fugir e foi cercado e espancado pela população. O crime aconteceu na linha 2402 - Parque Capibaribe/Caxangá, próximo a Estação Areinha, nos limites entre Recife e Camaragibe, às 16h30.
Fonte:DP.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário