sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Recife-PE Atividades marcam Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti.


O dia  nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti será marcado, hoje  sexta-feira dia (2), por atividades educativas e de prevenção a arboviroses, como dengue zika e chikungunya. No Recife, o início ações ocorrerá na Unidade de Saúde da Família Bernard Van Leer, em em Brasília Teimosa, na Zona Sul. Estão previstos, das 8h ao meio-dia, exposições de trabalhos, apresentações culturais e e palestras de alerta para a população.
Às 11h, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, participará do evento. Ele visitará a unidade de saúde. Brasília Teimosa registra um Levantamento Rápido de Índice de Infestação de 0,8, considerado risco baixo.
No bairro, estudantes vão apresentar trabalhos sobre as arboviroses. Haverá exposição de maquete mostrando as situações de risco para o desenvolvimento do mosquito, feita por agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) e menores aprendizes. Há, ainda, uma área de convivência com explanação do processo de desenvolvimento das fases das larvas.
Os agentes também farão uma apresentação de teatro de fantoche. Mostrarão aos alunos e convidados os materiais utilizados por eles em campo. Um imóvel da comunidade será escolhido para ser vistoriado pela equipe de agentes e soldados das Forças Armadas, que fará busca por possíveis criadouros do mosquito.
O secretário de Saúde do recife, Jaílson Correia, salientou a necessidade de redobrar os cuidados com o mosquito. Segundo ele, 60 bairro da cidade têm índice de infestação considerado baixo. “Mesmo nesses lugares, é preciso reforçar o controle”, alertou.
Combate
Na quarta-feira (30), a Prefeitura do Recife lançou o Plano de Enfrentamento às Arboviroses 2017. É um conjunto de ações integradas que vai contar com a participação de 20 secretarias municipais no combate ao Aedes aegypti. Na solenidade, também foi assinada a renovação do decreto de situação de emergência, prorrogando o período por mais 180 dias.
Fonte:G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário