Entre as quatro estações, a transição do inverno para a primavera é a fase mais crítica do ano. Com as fortes variações climáticas que ocorrem durante os meses de agosto e setembro – dias quentes e secos seguidos de quedas bruscas na temperatura – ficamos mais propícios para adquirir gripes, resfriados e alergias respiratórias.
De acordo com a consultora em nutrição da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO) Vanderli Marchiori, “fazer refeições equilibradas, contendo todos os grupos da pirâmide alimentar em porções adequadas, como carboidratos, proteínas e laticínios, além das frutas verduras e legumes, ajuda a fortalecer o organismo”.
A especialista criou um cardápio específico que, além de fornecer energia, reforça o sistema imunológico e protege o organismo contra o ataque de vírus capazes de causar estas doenças, muito comuns nesta época do ano:
Café da manhã
1 copo de chá-verde com gengibre: além de sua ação antioxidante, é fonte de cafeína e possui ação termogênica. Assim, acelera o metabolismo e mantém o corpo aquecido.
1 fatia de pão integral com cream cheese: o pão é rico em fibras e ajuda no funcionamento intestinal.
Lanche
½ papaia: contém betacaroteno, que age em prol das células de defesa ajudando na prevenção de problemas cardiovasculares e colesterol alto.
Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de macarrão, rabanete e palmito: opção cheia de vitaminas, minerais e fonte de carboidrato, a energia chegará ao organismo de forma rápida e de maneira equilibrada.
2 colheres (sopa) de feijão preto: Seus grãos são ricos em ferro, o combustível que ajuda a hemoglobina, célula do sangue, transportar o oxigênio para todo o corpo.
1 sobrecoxa de frango assada com pimenta biquinho: fornece proteína que contribui para a energia do corpo, formação dos músculos e composição dos ossos.
1 taça de salada de frutas: excelente fonte de fibras, que regulam o intestino.
Lanche
2 cookies integrais pequenos: contém fibras que garantem mais disposição para o corpo.
1 iogurte: iogurtes e leites fermentados têm microrganismos que fortalecem o sistema imunológico. Na versão “natural” é rico em cálcio e lactobacilos, que também ajudam a melhorar a flora intestinal.
Jantar
1 copo de suco de limão ou laranja: estas frutas são clássicas no reforço à imunidade, graças à alta concentração de vitamina C, que aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que combatem doenças como a gripe.
1 prato de sopa de macarrão padre-nosso, legumes e músculo: a receita tem carboidrato, nutriente que colabora para o bem-estar.
1 taça de gelatina de morango: a gelatina possui compostos orgânicos, como o cobre, selênio e fósforo, componentes ótimos para estimular o sistema imunológico e diminuir os distúrbios do sono.
Ceia (2 horas antes de ir dormir)
1 fatia fina de bolo integral de banana: uma opção que favorece o sono por conter triptofano, substância que tem poder sedativo.
Fonte:noticias ao minuto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário