Os estudantes da cidade de Itaquitinga, Mata Norte do Estado realizaram um protesto em frente a prefeitura por conta da falta de transporte escolar dos alunos da zona rural para as escolas da cidade,no dia 21/08/2015.
Um dos grandes motivos que levam os alunos a faltarem às aulas e mesmo a abandonarem a escola é a dificuldade de chegar até o colégio. Por isso é que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define que os estados e municípios devem ser responsáveis pelo transporte escolar dos alunos que estudam na rede pública de ensino. O governo federal, por sua vez, é o responsável por prestar assistência técnica efinanceira aos estados e municípios para que esse direito seja garantido.
Em Itaquitinga, tem sido constante a falta de transporte escolar para os alunos da rede pública, direito este garantido por lei de acordo com as informações supracitadas.
Depois de tentar por várias vezes sanar este problema da falta de transporte com o gestor da cidade, mas sem nenhum sucesso, os alunos não tiveram outra alternativa a não ser protestar em frente ao prédio da prefeitura, no intuito de chamar atenção da opinião pública para solucionar mais este descaso que vem acontecendo no município de Itaquitinga. O músico e também estudante Silvio Carlos discursou em nome dos alunos e externou toda sua indignação por conta da falta de compromisso com os estudantes e músicos, tendo em vista que recentemente, o veículo que transportavam os alunos de música também foi excluído, fato que foi levado à promotoria da cidade, mas que também ainda não foi totalmente solucionado.
“Boa parte dos estudantes tem utilizado meios próprios, pegando caronas e se arriscando nas estradas para poder ter o direito de estudar”, disse a aluna Renata ao Blog Pernambuco Conectado. “Nós não podemos ser penalizados pela falta de planejamento e má administração do prefeito, não podemos perder mais aulas, somos cidadãos, pagamos nossos impostos e estamos aqui para cobrarmos os nossos direitos,” comentou o estudante Geniedson.
Fonte:Pernambucoconectado.
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