A Avenida Belmino Correia – no trecho próximo ao Colégio Anglo, recebeu, no último final de semana, a Operação Cinquentinha. A ação consiste na fiscalização de motos e ciclomotores – conhecido popularmente como “cinquentinha”, e tem como objetivo coibir o uso irregular desses veículos, bem como a diminuição das infrações cometidas pelos condutores e os acidentes provocados pelos mesmos.
No último sábado (23) e domingo (24) cerca de 198 veículos, entre motos e ciclomotores, foram abordados durante a Operação Cinquentinha. (Foto: Aline Sales/ASCOM-PMCg)
Durante toda manhã, em ambos os sentidos da Belmino, agentes da Brigada de Trânsito da Guarda Municipal e da Polícia Militar abordaram motos e cinquentinhas que apresentavam sinais de irregularidade. Aqueles que não apresentavam a nota fiscal, documentação legal do veículo e do condutor, não estavam utilizando os equipamentos de proteção (capacete), possuíam veículos adulterados ou eram menores de idade – que não podem pilotar qualquer tipo de veículo, inclusive as cinquentinhas, foram recolhidos para a Delegacia de Polícia da cidade, afim de aguardar a regularização de sua situação.
Segundo Adeilson de Souza, diretor de trânsito do município, Camaragibe já elaborou a lei de regulamentação do uso das Cinquentinhas. A mesma está no Conselho Estadual de Trânsito (CETRANS), órgão estadual responsável por sua validação. Essa lei, quando aprovada e sancionada, com perspectiva de utilização para julho deste ano, irá ajudar efetivamente o município a regular e fiscalizar de forma mais eficiente àqueles que fazem uso incorreto dos ciclomotores. Ele ainda afirma que o balanço da operação teve saldo positivo. “A população elogiou bastante a operação, acenando para a gente com sinal de aprovação, e foi o que esperávamos”, destacou.
Clésio de Lira Melo, morador de Jardim Primavera, parabenizou a iniciativa. “Muitos dos que pilotam as ‘cinquentinhas’ não possuem a habilitação, andam com motor adulterado, sem documentação, e põem em risco as famílias, as crianças, não respeitam nada! Essa fiscalização é realmente necessária e de extrema importância, a população precisa de segurança”, explicou.
Nos dois dias, aproximadamente 60 veículos com irregularidades foram recolhidos para a Delegacia de Camaragibe para aguardar a regularização. Desses, 23 precisaram ser levados para o depósito do DETRAN. (Foto: Aline Sales/ASCOM-PMCg)
A operação, que é a quarta realizada no município, abordou no sábado (23) 112 veículos. Desses, 38 foram recolhidos para a Delegacia de Polícia de Camaragibe, onde aguardaram a regularização – apresentação de documentos, EPI ou, no caso dos menores de idade, a presença dos pais ou responsáveis. Outros 12 foram levados para o deposito. No domingo (24), o total de abordagens foi de 86 veículos, sendo 22 motos e cinquentinhas recolhidas para a DP, onde algumas foram liberadas com a presença dos pais, no caso dos menores, e nota fiscal - ainda assim, foi solicitada a assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência. Cerca de 11 veículos seguiram para o deposito.
A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar, mobilizando 15 agentes do Brigada da Guarda de Trânsito (BGTran), duas viaturas da PM e um oficial da mesma, e também um reboque pertencente à Secretaria de Trânsito e Mobilidade (SETRAMO), e também contou com o apoio da Delegacia de Polícia Civil de Camaragibe.
OPERAÇÃO CONTÍNUA
Todos os dias, a partir da próxima terça-feira (26), a ação será feita em dois locais diferentes da cidade, contando com o mesmo contingente do final de semana. Em um dos dois principais corredores de Camaragibe, na PE-05 ou na PE-027 – conhecidas como Av. Drº Belmino Correia e Estrada de Aldeia, e em algum bairro do município, será instalada a Operação Cinquentinha, simultaneamente.
A média de abordagens esperada para essa ação itinerante é de 200 veículos, por dia em ambas as ações.
Raíssa Cardeal
Nenhum comentário:
Postar um comentário