Imagem: Divulgação |
Em apenas um ano e meio da atual gestão de Casinhas, a educação do município começa a dar resultados significativos. Duas unidades municipais de ensino, a Escola Manoel Basílio, de Areia de Chatinha, e a Escola Luiz Ventura, de Lagoa de Pedra, ambas localizadas na zona rural, ultrapassaram as metas da última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), referentes ao ano de 2013, divulgada na última sexta-feira (05). Enquanto a Escola Manoel Basílio pontuou 4,6, nos anos iniciais (do 1º ao 5º) , ultrapassando a meta que era de 4,4, a Escola Luiz Ventura pontuou 3,5, nos anos finais (do 6º ao 9º), não apenas ultrapassando a meta prevista para 2013 (3,0) como também para 2015 (3,3).
Em sua página no Facebook, a secretária de Educação de Casinhas, Laura Sousa, comemorou os resultados. "Professores, alunos, equipes gestoras, equipe interna da SME estão de parabéns pelos avanços registrados no IDEB 2013. Tivemos o maior crescimento educacional dos últimos oito anos. Continuemos trabalhando para que obtenhamos a cada ano mais sucesso, demonstrando o compromisso de todos nós com a educação dos nossos alunos", declarou.
Clqiue para ampliar as imagens (IDEB/Reprodução) |
Nas últimas avaliações de 2007 e 2009, o índice IDEB em Casinhas estacionou em 3,0. Em 2013, subiu para 4,2, não alcançando a meta prevista para o ano por apenas um décimo de diferença, que era de 4,3. Um feito e tanto, obtido em tão curto espaço de tempo. Para se ter uma ideia, basta comparar o desempenho local com a avaliação feita em cidades maiores e importantes como Caruaru, que teve nota 4,2, abaixo da meta de 4,6; Carpina, com 4,0, também não atigindo a meta de 4,6; Goiana, com 3,7 (meta: 4,1), Ipojuca, 3,6 (meta: 3,9); e, principalmente, Olinda, que não alcançou as metas em nenhum dos anos observados pelo IDEB, inclusive a de 2013, onde precisava alcançar 4,3 e só pontuou 3,6.
Os resultados do Ideb 2013 para escola, município, unidade da federação, região e Brasil são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram da Prova Brasil/Saeb 2013 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2013. Dessa forma, cada uma dessas unidades de agregação tem seu próprio Ideb e metas estabelecidas ao longo do horizonte do PDE, ou seja, até 2021.
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