sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Na Cidade de Casinhas-PE, foi elaborada uma reunião : Várias ações em pauta na assembleia desta semana do Conselho de Desenvolvimento Rural da Cidade

Participantes da Assembleia estiveram reunidos
 na última quarta-feira (2) no auditório do Funpreca (Foto: Henrique Silva/Divulgação)
 


Aconteceu na  quarta-feira do dia (2), no Auditório do Funpreca, em Casinhas, mais uma assembleia do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Coordenada por Valdiane Santana, a reunião teve início com um resumo de várias ações realizadas no município pelo CMDRS, a exemplo da Formação de Intercâmbio dos representantes das associações do Catolé de Mitonho e Gruta Funda com o Banco de Sementes de São José do Egito, fornecido pela ASA-Pernambuco, Agroflor, Sabiá, Seaf e o Governo Federal. Valdiane informou ainda que as duas associações haviam sido contempladas em 2015 com um Banco de Sementes e que as entidades parceiras já informaram que estarão aumentado essa demanda a partir do próximo ano.
Coordenadora do CMDRS, Valdiane Santana
(Foto: Henrique Silva/Divulgação)
Em seu pronunciamento, o secretário de Agricultura de Casinhas, André Ferreira, informou que o município não decretou perda de lavouras, motivo pelo qual não aderiu à vistoria e pagamento do Garantia Safra. O gestor também aproveitou para falar sobre o monitoramento dos carros pipas que abastecem Casinhas. Em seguida, a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Elizangela Leandro, divulgou as ações com palestras sobre Hanseníase, Alimentação Saudável que vem desenvolvendo nas Escolas e Associações. Assim como a titular da Coordenadoria da Mulher de Casinhas, Carla Cabral, que firmou parceria com o CMDRS para efetivar seus trabalhos e ações nas comunidades e aproveitou para divulgar que está organizando oficinas para as mulheres que são atendidas pelo Programa do Leite.
Secretário de Agricultura, André Ferreira
(Foto: Henrique Silva/Divulgação)
Já a representante da Secretaria de Assistência Social, a coordenadora das Oficinas Liliane, informou que está havendo Oficinas no CRAS com adolescentes e concluindo a Oficina de Ornamentação de festas no Junco que vem desenvolvendo essas ações com recursos próprios da SMAS assim posteriormente estariam se organizando para ver possibilidades de atender no que for possível as demais. Técnicos da Construtora da Diaconia (Diocese) também informaram que estão concluindo mais 50 cisternas nas comunidades de Catolé de Napoleão, Catolé de Mitonho e Montado de Baixo, e que outras 50 estão em fase de construção. Acrescentaram também que a próxima entrega de materiais e fase de construção dessas cisternas contemplarão a comunidade do Junco e que haverá formação de GRH na Associação da Areia de Chatinha.
Representantes das associações (Foto: Henrique Silva/Divulgação)
Pra finalizar, a equipe sinalizou a construção de mais 500 cisternas nas associações do município, devido a demanda e necessidades levantadas pelas entidades, que foram liberadas pelo Conselho da Diaconia, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco. Na ocasião, o representante do IPA Casinhas, Lúcio Cardoso, também falou sobre as ações do órgão no município, destacando a adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que, em parceria com a Prefeitura, estariam comprando alimentos às famílias rurais e disponibilizando para as entidades direcionadas pelas Secretarias Municipais.

"Nós tivemos algumas visitas, como a do articulador do sistema do CONSEA estadual e de um representante da UFRPE com o propósito de analisar a implantação do CONSEA no município de Casinhas, seguindo de uma série de capacitações e atividades para serem desenvolvidas. Ele aproveitou para fazer o convite para que representantes do CMDRS e do segmentos das Secretarias Municipais pudessem participar, em Limoeiro, no próximo dia 7 ou 8 de agosto, de uma importante formação com a equipe do SISAN Estadual", disse Valdiane.
Foto: Henrique Silva/Divulgação
"Com muito carinho, também recebemos a coordenadora do Centro de Assistência da Mulher de Limoeiro, Maria Isabel Tavares, que veio divulgar as ações realizadas em parceria com o CMDRS e a Coordenadoria da Mulher de Casinhas. Isabel também fez menção à Agroflor, como também destacou parcerias de intercâmbio com a Casa da Mulher de Pernambuco, Senar, Sebrae, entre outros. Outra visita que também tivemos foi da representante do Instituto Raízes, que apresentou o trabalho sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR)", completou.

O encontro contou ainda com a presença de presidentes de associação do município, representantes da Prefeitura de Casinhas (Assistência Social, Saúde e Agricultura), segmentos religiosos, Sindicato dos Trabalhadores, do vereador Marcelo Andrade e da vereadora Amor de Maria Pires, IPA Casinhas, técnicos da Diocese de Caruaru, do diretor de Cultura, Falberto Leandro, e da diretora do Meio Ambiente, Elígia Maria.
Foto: Henrique Silva/Divulgação
Fonte:blog mais casinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário