segunda-feira, 17 de julho de 2017

Em Recife -PE, dia de Nossa Senhora do Carmo, fiéis fazem preces e homenagens à padroeira


Divididos  entre pedidos e agradecimentos à proteção de Nossa Senhora do Carmo, milhares de fiéis comparecem à Basílica do Carmo ontem domingo (16), no auge da 321ª edição da festa em homenagem à padroeira do Recife. Em sua maioria usando branco e amarelo, cores tradicionais da santa católica, os devotos assistem às missas, acendem velas e fazem preces. Após as 17h, teve início a procissão pelas ruas do Centro da capital pernambucana para homenagear a santa.
Com o tema 'Viva a Mãe de Deus e Nossa - o carmelo rejubila no tricentenário do teu encontro no solo brasileiro', a festa faz uma alusão aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Além das missas, há shows e programação infantil no local.
Para quem divide o nome com a santa, a relação parece ser ainda mais estreita. "Eu tive uma irmã chamada Maria do Carmo, mas ela morreu quando ainda era um anjo. Depois que eu nasci, minha mãe me deu o mesmo nome e acho que não poderia ser outro", comenta a dona de casa Maria do Carmo Viana, feliz por ser 'xará' da padroeira do Recife.
Em meio às orações diárias, um acidente de carro há cinco anos tornou suas preces ainda mais urgentes. “Quebrei uma perna, mas já estou ótima porque sei que ela intercedeu. Tenho muita devoção a ela porque minha mãe já era devota. Ela [Nossa Senhora] é a minha mãe e eu ajo como filha”, ressalta, sentindo-se grata pelas graças alcançadas.
De acordo com a Basílica do Carmo, a expectativa é de que cerca de 200 mil fiéis acompanhem a procissão, que sai da Basílica e circula por vias do Centro até retornar ao ponto de partida. Devido à caminhada religiosa, o trânsito na área recebe bloqueios até as 21h. Itinerários de algumas linhas de ônibus também foram temporariamente alterados.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário