sábado, 18 de outubro de 2014

PREFEITURA DE CASINHAS EM AÇÃO.

Karoline Carvalho, 9 anos, foi uma das finalistas do Concurso Ler Bem 2014 (Foto: Mário Andrade/Divulgação)

A estudante Karoline Carvalho de Santana, de 9 anos, da Escola Municipal São Luiz, em Casinhas, foi a representante do município de Casinhas classificada para a etapa final do IV Concurso Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA). O concurso é destinado a alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental 1, matriculados em escolas públicas municipais e integra o 'Projeto Aspa de Incentivo à Leitura', ação social que visa despertar o prazer de ler entre alunos da rede municipal de ensino, dando a eles uma visão melhor de futuro a partir do hábito da leitura como meio de aprendizagem, amadurecimento e desenvolvimento de senso crítico.

Karine, que é moradora da comunidade de Lagoa Estreita, na zona rural de Casinhas, participou da final ocorrida na última quinta-feira (09), no Caruaru Park Hotel, em Caruaru, no Agreste, acompanhada por uma uma comitiva pra lá de especial: marcaram presença no evento a secretária de Educação de Casinhas, Laura Souza, o diretor da Escola São Luiz, Eduardo Xavier, e a diretora-adjunta, Elizangela Correia de Lira, entre outros.

Fotos: Mário Andrade/Divulgação

A grande vencedora do concurso foi a estudante Maria Edilane Silva Melo, da cidade de Bonito. Já o segundo lugar foi conquistado pela estudante Ially Mayza de Oliveira Santos, representante de Caruaru, enquanto o terceiro lugar ficou com Nataly Gabriella Monteiro Lopes, do município de Palmares, Ao lado da campeã Maria Edilane, as meninas vão participar do 14º Encontro Aspa, de 21 a 23 de novembro, no Vila Galé Eco Resort do Cabo, junto com os pais, professores e gestores de suas respectivas escolas.

Para chegar à final os candidatos enfrentaram etapas classificatórias que envolveram seletivas e semifinais. Mais de 1.100 escolas, inclusive a Escola São Luiz, de Casinhas, se inscreveram para a edição 2014 do concurso, com participação acima de 33 mil alunos e adesão de 61 municípios pernambucanos. Cada semifinalista foi premiado com um tablet e os quinze estudantes que chegaram à final receberam notebooks como prêmio.


CONCURSO - Para o presidente da Aspa, Douglas Cintra, a importância da iniciativa justifica o número expressivo de municípios que aderiram ao Concurso Ler Bem em 2014. ''É um projeto de grande aceitação em todas as regiões do estado e que se expande a cada ano. Através da educação podemos dar um futuro melhor a essas crianças, tendo a leitura como importante meio de crescimento pessoal e profissional''. Em 2011, o projeto foi lançado apenas para escolas públicas municipais de Caruaru.

No ano seguinte, envolveu 11 cidades do Agreste de Pernambuco. Já em 2013 foram 36 municípios participantes e neste ano 61 cidades de todas as regiões do estado.O concurso é destinado a alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental 1, matriculados em escolas públicas municipais, e compreende uma saudável disputa para ver quem ler melhor, seguindo critérios específicos da comunicação oral. A comissão julgadora é formada por educadores e gestores de escolas e a premiação inclui tablets, notebooks e participação no Encontro Aspa.

Fotos: Mário Andrade/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário